Insira sua pesquisa e pressione ENTER

GASTOS COM SERVIDORES INATIVOS CRESCEM 8%

Dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indicaram que os gastos dos estados com servidores inativos cresceram 8% entre setembro de 2017 e agosto de 2018, em média. De acordo com Cláudio Hamilton dos Santos, pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo, o gasto com servidores ativos cresceu 0,8% no mesmo período.

“O esforço de contenção dos gastos com servidores ativos não foi suficiente para compensar o rápido crescimento dos gastos com pessoal inativo. O fato de que as contratações de pessoal têm sido insuficientes para repor os servidores que se aposentaram e os níveis baixíssimos de investimento público que temos verificado evidenciam a situação de penúria das administrações públicas estaduais”, explica.

De acordo com a pesquisa, de 2014 a 2017, vinte estados apresentaram queda no número de servidores estatutários ativos. Se fossem somados todos os estados, o número de servidores ativos caiu 1,6% no período, enquanto o de inativos cresceu 5,6%. Quanto às receitas, os estados tiveram uma alta de 2,7% na receita primária no primeiro semestre de 2018.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *