Insira sua pesquisa e pressione ENTER

FACEBOOK LEVARÁ INTERNET PARA ZONAS REMOTAS

O Facebook anunciou que pretende lançar em órbita um satélite que permitirá o acesso à internet de alta velocidade em zonas remotas do globo. De acordo com informações obtidas pela Wired, a companhia de Mark Zuckerberg pretende lançar o projeto Athena até o fim do ano que vem. 

Segundo um relatório publicado em setembro de 2017 pela International Telecommunications Union, metade do planeta ainda não possui acesso à internet de banda larga. Nesse cenário, a intenção do Facebook é iniciar uma espécie de frota de satélites que orbitarão entre 160 km e 2 mil km acima da superfície da Terra para solucionar o problema. 

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indicou que a área rural do Brasil é a que mais sofre com esse problema. Os dados indicam que 60% dos agricultores brasileiros dependem do celular para acessar a rede mundial de computadores e 58% dos 4.467 entrevistados disseram que não possuem a tecnologia disponível de forma alguma. 

De acordo com o Facebook, a intenção é conseguir lançar o satélite o mais rápido possível, para que a iniciativa acabe contagiando outras empresas e as incentivando a fazerem o mesmo. Desse modo, a intenção é fazer com que, futuramente, todas as pessoas possam comercializar seus produtos e efetuar suas compras de qualquer lugar do planeta. 

“Acreditamos que a tecnologia de satélites vai ser importante para possibilitar a próxima geração de infraestrutura de banda larga, permitindo levar conectividade de banda larga para regiões rurais onde a conexão com a internet é problemática ou inexistente”, diz um comunicado da rede social. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *