Insira sua pesquisa e pressione ENTER

EUA investigam propina referente ao Petróleo brasileiro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que está investigando um esquema de propina em negociações envolvendo o petróleo do Brasil. Nesse cenário, a Procuradoria dos EUA no Distrito Leste de Nova York está conversando com Rodrigo Garcia Berkowitz, ex-negociador de petróleo da Petrobras, que já foi acusado no Brasil por corrupção.

De acordo com a Folha de São Paulo, Berkowitz está cooperando com as autoridades norte-americanas na investigação, apesar de no momento ainda não ter sido acusado. Segundo alguns promotores brasileiros, o ex-negociador estava envolvido em um esquema onde ocorriam pagamentos indevidos a executivos da Petrobras, oriundos de empresas de commodities, incluindo algumas dos EUA.

O jornal afirma ainda que as propinas pagas à Petrobras passaram por contas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suécia, Suíça e Uruguai, já que que alguns desses fundos foram movimentados através de sistemas bancários norte-americanos e europeus. Além disso, os promotores federais do Brasil se recusaram a dizer se estavam colaborando com o Departamento de Justiça dos EUA no caso.

(Equipe do site)

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *