Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Estados de maior renda registram mais trabalho informal

Um levantamento da consultoria Tendências, feito com exclusividade para a Folha de São Paulo, indicou que os estados que possuem maior renda registraram um crescimento mais forte da informalidade no mercado de trabalho entre 2016 e 2018. Nesse cenário, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais foram os estados registraram crescimento de informalidade acima da média nacional (1,8%).

De acordo com o levantamento, entre as três unidades da Federação que lideram as altas, a expansão do trabalho informal alcançou mais do que o dobro da média nacional, registrando 4,7% (ES), 4,2% (SP) e 3,9% (RJ). Segundo o economista Thiago Xavier, um dos autores do levantamento ao lado de Rayne Alves dos Santos, o país tinha 37,5 milhões de trabalhadores na informalidade em 2018.

“Num contexto em que se discute a reforma da Previdência e se fala em uma regra geral para todos os estados, tentamos mostrar a cara do Brasil do ponto de vista do mercado de trabalho e podemos dizer que ela é bastante heterogênea”, comenta.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *