Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Especialista vê “virada” no mercado de trabalho

O professor de economia da Universidade de São Paulo (USP) Hélio Zylberstajn, afirmou que os dados atuais da economia brasileira estão indicando uma virada no mercado de trabalho. O especialista afirmou que esse foi o melhor resultado para o mês nos últimos anos.

“É um crescimento pequeno, mas gradual. Agosto de 2019 ficou 11% acima de agosto de 2018, enquanto na média este ano está 4,3% acima do ano passado. Na linguagem dos economistas, está havendo crescimento na margem. Crescemos um pouquinho em 2018, um pouco mais neste ano e a vantagem está se acelerando. No começo é assim mesmo: primeiro vem a informalidade, depois a formalidade”, comenta.

No entanto, ele afirma que é precipitado dizer que a reforma trabalhista causa o que o sindicalismo chama de precariedade. “Há duas causas possíveis para o crescimento recente da informalidade: a recessão e uma mudança estrutural do mercado de trabalho. Aparentemente, todos os indícios que temos é de que ela é muito mais fruto da recessão”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *