Insira sua pesquisa e pressione ENTER

ESPECIALISTA DIZ QUE O ESTADO CONCENTRA RENDA E PROMOVE DESIGUALDADE

O cientista político Marcel van Hattem afirmou, em entrevista para o Instituto Millenium que o estado é o maior concentrador de renda, ao mesmo tempo em que é o maior promotor de desigualdades. Segundo ele, o custo impede o desenvolvimento da iniciativa privada e o setor público não valoriza a meritocracia.

“Os aumentos concedidos aos servidores públicos são normalmente dados depois de pressões de corporações que conseguem benefícios concentrados para seus próprios representados. Grupos que pressionam no Congresso, nas câmaras municipais ou assembleias legislativas, e, na maior parte das vezes, esses deputados sucumbem às pressões”, afirma.

De acordo com van Hattem, quanto mais se aumenta o salário dos servidores públicos, ou do Legislativo e do Judiciário, mais problemas tem a iniciativa privada. “Quem ataca o empreendedor e o gerador de riqueza não entendeu nada sobre o que está acontecendo no Brasil nesse momento”, comenta.

“A diferença salarial do setor público reflete uma desigualdade tremenda, muito maior do que as que existem no âmbito privado, mas que são pagas com dinheiro de cidadãos e respondem a uma lógica de mercado e não a uma lógica de favorecimento político, que é a regra nos casos em que vemos corporações sequestrando nacos do orçamento público para benefícios de seus representados”, finaliza.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *