Insira sua pesquisa e pressione ENTER

EMPREENDEDOR PRECISA FOCAR NO GLOBAL, DIZEM ESPECIALISTAS

A melhor alternativa para o empreendedor que pretende abrir o seu negócio em um meio cada vez mais digital e convergente é focar no global e deixar a ideia de que o melhor é garantir a praticidade na sua região. É isso que acredita o fundador da Totvs, um dos principais players de ERP no Brasil, Laércio Consentino.

“É importante hoje que qualquer empresa que quer ser grande, pensar global. Não pensar regionalmente. Se uma empresa de tecnologia demora quatro anos para se transformar, imagina uma tradicional”, comenta.

Para Gabriel Senra, CEO da startup de soluções para o mercado jurídico Linte, a globalização é o melhor caminho a ser seguido. No entanto, ele acredita que o empreendedor deve manter sempre o foco em escala. “Vejo o surgimento de startups a todo momento, mas a escala é um desafio. Normalmente gastamos energia nos lugares errados. Para mim esse é o maior gargalo. Infelizmente não temos a cabeça de pensar global”, afirma.

Segundo Consentino, atualmente existem muitas maneiras de abrir um negócio, e muito mais suporte das instituições. Ele afirma que quando começou o seu negócio na década de 80 era complicado conseguir até financiamentos. “Hoje em dia há um apoio muito maior com coworking, aceleradoras, fundos etc. Mas a concorrência é muito maior. Quando olha nos dois momentos, a única coisa que temos em comum é alguém que toma risco e aproveita oportunidade. Mas o espírito empreendedor não muda. Mudou o que está ao redor”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *