Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Ecossistema brasileiro de startups abre caminho para crescimento acelerado

O ecossistema brasileiro se consolida em 2020 e abre caminho para um crescimento ainda mais acelerado nos próximos anos, afirmou Patrícia Osorio, cofundadora da Birdie.Ai e do GVAngels, em um artigo publicado no portal especializado Whow!. Ela explica que um ecossistema empreendedor de sucesso pressupõe a existência de uma série de stakeholders e fatores que proporcionem o surgimento e sucesso de novos negócios.

“Eles normalmente se desenvolvem em ondas, com a formação de redes que, uma vez criadas, facilitam a atração de talentos, capital e também influenciam novas gerações de empreendedores a surgirem, estimulando o surgimento de novas ondas e mantendo o ciclo virtuoso que se fortalece e expande cada vez mais. Vale ler o playbook da Kauffman Foundation a respeito. A própria Endeavor, já citada nesse artigo, é um exemplo disso, com uma rede de mentores e empreendedores que se apoiam e estimulam o crescimento do ecossistema”, comenta.

“A meu ver, o ecossistema brasileiro está entrando em sua terceira e maior onda, com empreendedores que tiveram sucesso no passado, como o Romero Rodrigues, do Buscapé, investindo em outros empreendedores ou iniciando novas startups no Brasil – caso da “máfia da 99” composta por ex-funcionários da startup que saíram de lá inspirados a empreenderem. Ou até no mundo, caso da Brex, uma das startups mais quentes do Vale do Silício”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *