Insira sua pesquisa e pressione ENTER

ECONOMIA PERDE R$ 30 BILHÕES COM DÍVIDAS DAS FAMÍLIAS

A lentidão na diminuição nas dívidas das famílias acabou travando a economia brasileira e retirando cerca de R$ 30 bilhões dos cofres públicos. De acordo com um levantamento produzido pela AC Pastore, consultoria do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, os especialistas esperavam que a redução desse endividamento fosse mais lenta.

Nesse cenário, a previsão era que o peso das dívidas sobre a renda das famílias chegasse ao fim de 2018 um ponto percentual menor, ao redor de 19%. Caso a expectativa desses economistas se concretizasse, teríamos uma alta de 1,3% para 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018.

Segundo Marcelo Gazzano, economista da AC Pastore, o valor seria algo próximo ao montante bilionário a ser injetado na economia brasileira. Para ele, o consumo das famílias deve crescer 2,1% em 2019, desempenho insuficiente. “Claro que não é possível dizer que tudo seria consumido, mas, ainda que fosse uma parte, os efeitos sobre a economia seriam significativos”, afirma.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *