Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Economia menos dependente do Estado já traz resultados, diz economista

A economia brasileira está passando por uma reestruturação, ficando cada vez menos dependente do Estado, e isso já está trazendo benefícios, como a diminuição de juros, por exemplo. Foi isso que informou o economista-chefe do Itaú Unibanco, Mário Mesquita.

“O interessante é que é uma recuperação bem heterogênea em termos de setores e de regiões. Setores mais sensíveis a crédito com desempenho melhor do que setores mais sensíveis a renda. O crédito, especialmente para consumo, vem crescendo, e a renda vem crescendo mais lentamente, dado que o mercado de trabalho ainda está frágil”, afirma ele.

Além disso, ele explicou também que o investimento privado na economia do País vem bastante bem. “O público é complicado porque há uma dívida muito elevada. As pessoas falam que é o teto [regra que limita o crescimento do gasto público] que atrapalha. Mas não é, é a dívida. A dívida bruta do governo em torno de 90% do PIB, pelo critério do FMI, é excessivamente elevada. É isso que segura o investimento público. Então, o impulso terá de vir do mundo ou mais do privado”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *