Insira sua pesquisa e pressione ENTER

É Fake: WhatsApp não será bloqueado no dia 7

De acordo com informações divulgadas pelo site boatos.org, especializado em desmentir notícias falsas que circulam na internet, é falso de que o aplicativo WhatsApp será bloqueado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no feriado do dia 7 de setembro. Uma das mensagens falsas utiliza, inclusive, um vídeo fora de contexto da Globo News de 2015 para justificar a falsa informação.

“De acordo com textos, áudios e até um vídeo, o WhatsApp vai ser bloqueado no dia 7 de setembro pelo STF. A decisão teria sido tomada para evitar mobilizações por parte de quem está organizando as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro”, contextualiza o portal que fez a checagem.

Além do vídeo já citado, um link do site Jusbrasil, também de 2015 e que trata do mesmo tema, também tem sido compartilhado fora de contexto para reforçar as mentiras a respeito do suposto bloqueio do aplicativo. Esse caso ocorreu, portanto, há 6 anos, mas algumas pessoas seguem replicando sem chegar a data da postagem.

“Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp (e outros aplicativos) vai ser bloqueado no dia 7 de setembro pela Justiça e ficar fora do ar para evitar a manifestação de patriotas é falsa. Não passa de mais um boato do tipo que, em alguns casos, usam informações já desmentidas por aqui”, ressalta o boatos.org.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *