O levantamento denominado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) um suplemento da Pnad Contínua indicou que o número de casas brasileiras com acesso a TV a cabo diminuiu, enquanto o acesso à internet para ver filmes e séries aumentou. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com o levantamento, a presença de TV a cabo caiu de 33,7% dos domicílios brasileiros em 2016 para 32,8% em 2017. Nesse cenário, o Brasil registrou 1,5 milhão de domicílios com TV a cabo a menos em 2017 do que o observado um ano antes.
Em 2016, as pessoas que faziam o uso da internet com essa finalidade representavam 74,6% da população conectada, percentual que foi para 81,8% no ano seguinte. Segundo a coordenadora da Pnad Adriana Berenguy, pode ter ocorrido de famílias de baixa renda não terem conseguido fazer a substituição dos antigos televisores de tubo por digitais.
“Alguns domicílios podem ter optado por abrir mão do aparelho de TV para assistir a programação televisa tradicional ou não via streaming”, afirmou ela.
(Equipe do site)