Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Digitalização do ser humano é o próximo passo da IA

A digitalização do ser humano e Human Augmentation são próximos passos da Inteligência Artificial (IA) nas próximas décadas. Foi isso que afirmou João Paulo Magalhães, consultor em Machine Learning e IA do CESAR, centro de inovação do sediado no Porto Digital, parque tecnológico de Recife, e professor da CESAR School, escola de inovação da instituição.

“Com o crescimento da IoT (internet das coisas), Big Data e 5G, basicamente todo e qualquer dispositivo vai apresentar alguma forma de interação inteligente com os humanos, a exemplo dos carros autônomos, que já estão em desenvolvimento, inclusive. Segundo a consultoria IDC, os gastos globais com sistemas de inteligência artificial encerram 2019 na casa dos US$ 35,8 bilhões, um aumento de 44% sobre 2018. A tendência é que os números dobrem até 2022, chegando a US$ 80 bilhões”, escreveu ele, em um artigo publicado no portal especializado itforum365.com.br.

Nesse cenário, ele afirma que os assistentes virtuais seguirão a tendência de onipresença da IA e estarão em todos os lugares. “A IA pode assumir o papel de coach, mentor, professor. Imagine que a IA pode guiar a vida educacional de uma pessoa. A partir de um objetivo, ela traça um mapa de aprendizado. Isso pode ajudar, inclusive, a universalizar a educação, mas o papel do professor não vai acabar. O que a tecnologia vai fazer é tornar o ensino mais personalizado, auxiliando no acompanhamento individual de cada aluno”, completa.

“Com o crescimento das redes sociais, hoje já é possível ter dados de uma pessoa desde que ela nasceu, acompanhando o desenvolvimento de cada uma desde muito cedo. Somado a isso, a IoT vai ajudar a coletar uma infinidade de informações em tempo real, desde batimento cardíaco e propensão ao desenvolvimento de alguma doença, a atividade realizada no momento, até o contexto envolvido, como trajeto, parâmetros de médicos e personal trainer, etc”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *