Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Desperdício digital impacta sustentabilidade

De acordo com Renan Martins, head de tecnologia da Thoughtworks Brasil, hábitos de desperdício digital impactam ações de sustentabilidade. Ele fez a afirmação em sua palestra “Green Cloud optimization: lucrativo para sua empresa e para o planeta”, no IT Forum Trancoso.

“Pensando em todo o ciclo de desenvolvimento de software, desde a escolha de linguagem de programação, escolha de frameworks, qual algoritmos usar, nós temos que pensar: quão sustentável é o software? Quão sustentável é o ciclo de vida desse desenvolvimento? Essas perguntas são difíceis de serem responsáveis hoje, diferente do mundo de infraestrutura. Ainda está no mundo da academia”, comenta Renan.

Ele diz ainda que a maior parte das empresas está olhando para o seu impacto direto no meio ambiente – mas não o indireto. “Hoje, não há muito requisito formal e regulatório para reportes de emissões de carbono de escopo 3 – que são emissões indiretas do nosso negócio. Quando contratamos um provedor de nuvem, aquelas emissões que serão feitas no data center, não há necessidade de reportarmos as emissões de carbono. Quando viajamos a negócios, esse consumo indireto também não é contabilizado na nossa empresa”, explica Renan.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *