Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Desenvolvimento de canais é grande desafio da quarentena 

Poucas coisas ficam tão evidentes com a pandemia como a necessidade de se estabelecer múltiplos canais de distribuição para os produtos e serviços da empresa, afirmou Pedro Waengertner, cofundador e CEO da Ace, em um texto publicado no portal especializado Whow!. De acordo com ele, o principal canal, se não o único, da maioria das empresas eram as lojas físicas. 

“Tudo que exigia contato direto e presencial com o cliente parou do dia para a noite. Isso fez com que a receita de vários negócios paralisasse quase que por completo. Grandes empresas tiveram que desenvolver ou redescobrir seus canais digitais. Por vezes, já estavam lá, mas correspondiam a uma parcela pequena da receita – e, inclusive, do investimento. A grande maioria ainda está tentando restabelecer o faturamento perdido através do e-commerce, enquanto outras já começam a experimentar com mais alternativas”, escreveu. 

Além disso, ele afirmou que existem diversas opções não exploradas de canais, que podem ajudar a empresa a aumentar consideravelmente seu faturamento. “Vários desses canais já são conhecidos, como Whatsapp, Vendas Sociais (quando usamos as redes de relacionamento para vender), Live Commerce (quando criamos conteúdo ao vivo para oferecer os produtos)”, completou. 

“A Magalu é um bom exemplo de diversificação de canais. Em seu e-commerce, mais da metade das vendas é feita por terceiros, usando o modelo de marketplace, o que aumenta rapidamente o sortimento e também gera alternativas de canais para milhares de pequenos empreendedores.Também foi uma das pioneiras com Social Selling com a plataforma Magazine Você (agora na plataforma Parceiros Magalu), que permite que qualquer um crie uma loja para aumentar sua renda. O modelo já tem alguns anos e conta com várias opções para quem quer criar seu canal de vendas. Durante o pico da pandemia, com boa parte das lojas físicas fechadas, a Magalu conseguiu crescer 235% este canal”, concluiu. 

(Equipe do site)