Insira sua pesquisa e pressione ENTER

DESEMPREGO REGISTRA A SÉTIMA QUEDA SEGUIDA

Dados divulgados nesta quinta-feira (29.11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicaram que a taxa de desemprego do Brasil caiu pela sétima vez seguida no mês de outubro. No entanto, mesmo com queda de 11,7% no trimestre que acabou de encerrar, a falta de ocupação ainda atinge 12,4 milhões de pessoas.

No entanto, Cimar Azeredo, gerente da pesquisa do IBGE afirma que os motivos não são tão favoráveis quanto o próprio número. “Essa notícia [queda na taxa de desocupação] seria bastante favorável não fossem os motivos que levaram essa taxa a cair e o tipo de ocupação que teve aumento. Emprego sem carteira e trabalho por conta própria, este sem CNPJ, o que demonstra a informalidade e a precarização do mercado de trabalho”, avaliou.

Ele explica também que boa parte do aumento de 1,2 milhão de ocupados estava trabalhando em atividades relacionadas ao pleito eleitoral e voltaram a ficar sem emprego depois disso. “Cerca de 240 mil pessoas estavam no grupamento de outros serviços, que engloba basicamente as pessoas que estão em serviços de embelezamento e, também, aqueles que estiveram envolvidos em campanha política. Já outros 214 mil ingressaram no grupamento de informática, comunicação e atividades financeiras, e são aquelas pessoas que trabalharam com as pesquisas de opinião do período eleitoral”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *