Insira sua pesquisa e pressione ENTER

CUSTO DOS CRÉDITOS CAÍRAM PARA PESSOAS E EMPRESAS, DIZ PRESIDENTE DO BC

Em declaração para de abertura do Prêmio Finanças Mais, em São Paulo, Reinaldo Le Grazie, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), afirmou que o valor do crédito para pessoas e empresas tiveram queda significativa desde o final de 2016. A afirmativa é baseada no Indicador de Custo de Crédito (ICC), que é utilizado para medir o valor cobrado pelos empréstimos bancários no País.

Em sua fala, Grazie também destacou que o crédito imobiliário tem se expandido, com os spreads passando de 5% do crédito total para 20% em apenas dez anos. Segundo ele, os bons índices são motivados por ações promovidas pela instituição, como os avanços da Agenda BC+, a simplificação de compulsórios e os acordos econômicos, que garantem segurança para o mercado. “O arcabouço de compulsórios hoje é mais simples”, comenta.

De acordo com Grazie, uma das iniciativas que mais tem contribuido para dar eficiência ao mercado é o estímulo a fintechs. Ele alegou que, em números, o Brasil terminou o ano passado com 320 empresas desse tipo e a previsão é de que em 2018 esse número deve chegar a 400. “ É importante manter barreiras baixas para os novos entrantes no mercado de crédito”, declara.

Ele também lembra que as fintechs tem se mostrado uma boa alternativa para melhorar o ambiente de meios de pagamento, como é o caso do uso do cartão de débito como forma de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *