Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Crescimento da economia está abaixo do esperado, diz presidente do BC

Os indicadores atuais estão mostrando que o crescimento da economia brasileira está se desenvolvendo abaixo do esperado, segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. De acordo com ele, durante o Fórum da Liberdade que ocorre em Porto Alegre, esse ritmo lento se deve à diversos fatores que vieram impactando a economia desde o ano passado.

“Não obstante, a economia brasileira segue em processo de recuperação gradual”, afirma. Além disso, diversos choques que atingiram a economia ao longo de 2018 e “produziram efeitos que persistem mesmo após cessados seus impactos diretos”, completa.

No entanto, o presidente do BC indicou que, mesmo o crescimento não estando dentro do esperado e tentando conter a inflação, existem outros fatores que podem pressionar os preços em sentido contrário, para cima. Com isso, ele acrescentou que o “balanço de riscos para a inflação mostra-se simétrico”.

“Por um lado, o nível de ociosidade elevado pode produzir trajetória prospectiva abaixo do esperado. Por outro lado, uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária [definição dos juros]”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *