Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Cooperativas precisam ser relevantes, diz presidente da Ocesc

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, escreveu um artigo para o portal especializado da CarneTec Brasil afirmando que as cooperativas precisam ser mais relevantes. “No conjunto geral da sociedade, as cooperativas disputam mentes e corações – seja para atrair novos cooperados (associados), seja para ampliar o público consumidor de seus produtos e serviços – ao lado das empresas mercantis e outros atores econômicos”, comenta.

“Precisa, portanto, ser eficiente, inovadora, vanguardista, arrojada e, principalmente, competitiva. Nessa luta renhida, a beleza sociológica dos princípios e primados do cooperativismo não chega, necessariamente, a ser um diferencial competitivo claramente percebido pelas pessoas, muito embora seja frequentemente inspiração para profissionais de comunicação que cuidam do marketing das cooperativas”, completa.

Nesse sentido, ele afirma que a cooperativa se tornar duplamente relevante: para seu público interno (cooperados, funcionários, dirigentes) e seu público externo (os consumidores de seus produtos e serviços). “A Administração e a Comunicação Social convergem para o fato de que conceber uma organização e implantá-la significa conceber e criar fluxos de comunicação”, indica.

“No ambiente externo, por outro lado, é preciso cuidar das mudanças nas dinâmicas competitivas e na regular incorporação das novas tecnologias, pois elas estão mudando práticas de produção, consumo, estilo de vida, etc. As transformações tecnológicas precisam ser incorporadas de modo que impactem na forma de fazer negócios e no aperfeiçoamento de produtos e serviços”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *