Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Como lidar com o fenômeno Shadow It?

De acordo com o estudo da consultoria CORPA, em colaboração com a Kaspersky, 63% dos latino-americanos usam serviços Shadow It, ou seja, programas e serviços que estão fora do controle da organização. Para lidar com isso, a Kaspersky deu uma série de dicas.

A primeira delas é treinar funcionários sobre armazenamento correto. “Lembre regularmente aos funcionários como cuidar dos dados confidenciais da organização. Por exemplo, usar apenas em serviços autorizados, habilitar as autenticações de segurança e não os compartilhar arquivos de trabalhos com terceiros não confiáveis”, explicou sobre o portal especializado itforum365.com.br.

Falar sobre princípios básicos de segurança também é importante. “Ensine aos funcionários os princípios básicos de cibersegurança. Isso inclui não abrir ou armazenar arquivos de e-mails ou sites desconhecidos, pois podem ser prejudiciais a toda a empresa. Existem plataformas onlines, como a Kaspersky Automated Security Awareness Platform, para oferecer treinamentos de conscientização em cibersegurança”, completou.

“Para atender a novos desafios de segurança complexos definidos pelo aumento de ciberataques, desenvolva uma estrutura de segurança adaptável que seja escalonável e flexível. Ao que tudo indica, a chamada shadow IT não deve deixar de existir por muito tempo, mas com as dicas de empresas de segurança como a Kaspersky, é possível mitigar seus danos”, concluiu.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *