Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Com que idade somos velhos? – por Carla Rojas Braga

Diversas pesquisas, em países diferentes, concluíram que dependendo de para quem você pergunta, a definição do que é velho irá variar, de acordo com os sentimentos e a idade da pessoa que está sendo questionada.

As pesquisas também mostram que, na medida em que a expectativa de vida para os humanos aumenta, também aumenta nossa percepção da idade que consideramos ‘velha’.

Temos mais medicamentos, estilo de vida e prevenção de doenças do que nunca. Agora, inclusive as vacinas para Covid estão começando a ser distribuídas.

Temos mais ciência promovendo práticas de vida saudáveis ​​que nos mantêm mais jovens por mais tempo.

Então, quando você é considerado velho?

A Organização Mundial da Saúde acredita que a maioria dos países desenvolvidos caracteriza a velhice a partir dos 60-65 anos.

O Fórum Econômico Mundial (WEF) definiu recentemente a velhice por meio de uma nova medida chamada “idade prospectiva”, que analisa o número médio de anos que as pessoas ainda têm de viver. Portanto, de acordo com o WEF, velhice não começa aos 60 , mas sim quando as pessoas têm em média apenas mais 15 anos para viver.

Que idade é considerada “velha” em outros países?

A maior parte da Europa tem pontos de vista semelhantes aos da Organização Mundial da Saúde, acreditando que a velhice começa ao redor dos 65 anos.

Nos EUA, você é considerado velho entre 70 e 71 anos para os homens e 73 a 75 anos para as mulheres. Na Itália, uma pessoa é considerada idosa a partir dos 75.

Há pouco menos de uma década, no Reino Unido, as pessoas acreditavam que a velhice começava aos 59. No entanto, uma pesquisa realizada em 2018 descobriu que os britânicos acreditavam que você é considerado velho aos 70.

Há uma década, a Turquia considerava 55 o início da velhice, porque a expectativa de vida média do país na época era de 72. Agora, porém, com um boom inesperado de pessoas com mais de 65 anos, você é considerado velho quando atinge os 70.

Nos países em desenvolvimento, a idade em que você é considerado idoso é quando você pode começar a receber alguma forma de pensão do governo.

Na China, a idade de aposentadoria é 60 para homens e 50 para mulheres trabalhadoras, ou para funcionárias públicas, 55.

Já a Índia tem uma das idades de aposentadoria mais baixas da Ásia, 58.

Na Líbia, a idade de aposentadoria foi elevada de 65 para 70 anos.

Em muitos casos, parece que a ideia de velhice no mundo aumentou para 65-70 anos .

Na Austrália, a idade de aposentadoria atual é de 67 anos, porém, espera-se que aumente nos próximos anos. O governo também está pressionando para que os idosos continuem trabalhando por mais tempo.

Apesar do aumento da expectativa de vida e da determinação dos governos sobre o que é ser idoso ter aumentado, os jovens parecem continuar a pensar que ficamos velhos logo após a adolescência.

Uma pesquisa do ano passado nos Estados Unidos descobriu que os adultos jovens têm uma visão diferente do que é considerado velho. Muitos acreditam que a velhice chega aos 50 e a meia-idade começa aos 30.

O principal pesquisador do estudo achou interessante que tantos jovens tivessem uma percepção distorcida do envelhecimento.

O estudo descobriu que a percepção da velhice muda conforme você envelhece. Portanto, quanto mais você envelhece, mais provável é que se sinta mais jovem por mais tempo, que queira mudar sua aparência para também parecer mais jovem, assim como mudar seus interesses e as atividades das quais participa.

Assim, algumas pessoas mais velhas tendem a se dissociar de grupos de idosos para que não vivenciem os estereótipos negativos de ser velho.

Uma empresa de pesquisa de mercado, a Ipsos, também pesquisou 30 países para ver como as percepções de idade diferem entre os povos.

A pesquisa descobriu que os australianos percebem a velhice quase da mesma forma que os povos de países mais pobres, ou seja, quando você começa a receber a pensão do governo.

Embora a Austrália tenha uma alta expectativa de vida, o país é muito negativo em relação ao envelhecimento.

Aparentemente, os australianos não gostam nada, nada de envelhecer.

Apenas cerca de 29% dos australianos está otimista sobre o envelhecimento. Isso é inferior à média global, 33 por cento. Pouco mais da metade dos australianos está preocupada com o envelhecimento, 51% , apesar de cerca de 71 por cento dos participantes acreditarem estar preparados para a velhice.

Um grande número de consumidores do YouTube são aposentados, com cerca de 36 por cento dos usuários clicando na infinidade de entretenimento gratuito e vídeos informativos. Números anteriores à pandemia. Certamente maiores agora.

Além disso, uma das maiores fatias demográficas do Facebook é de pessoas com mais de 50 anos. É a mídia social mais usada por pessoas mais velhas.

Você tem a idade que sente!

Se uma mulher finlandesa de 95 anos pode ser uma das pessoas mais velhas a fazer bungee jump, ou uma mulher de 80 anos pode ser a pessoa mais velha a chegar ao cume do Monte Everest, mesmo após quatro cirurgias de coração aberto e sofrendo de uma pelve quebrada, quem realmente pode decidir se você está muito velho para fazer algo?

Com a expectativa de vida crescendo a cada ano , dar as boas-vindas à velhice ao apagar as velas aos 60 é um tanto ridículo.

A idade é apenas um número, pois é como você está se sentindo física e mentalmente o que determina se você está velho ou não.

Você só pode ser jovem uma vez, mas pode ser imaturo para sempre!

Demora muito tempo pra se ficar jovem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *