Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Cientista de dados é a nova necessidade do mercado

A profissão de cientista de dados é a nova tendência que o mercado procura, segundo afirmou João Paulo B. Nascimento, coordenador do curso de Pós-graduação em Big Data no Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação. Ele fez as afirmações em um texto publicado no portal especializado itforum365.com.br.

“As empresas querem descobrir novas relações e combiná-las com muitos outros dados que não estão em seus grandes bancos estruturados, como, por exemplo, os hábitos de consumo ou acontecimentos recentes na vida de seu cliente. Essas informações estão em posts de redes sociais, blogs e outras fontes externas e são gerados pela facilidade de utilização da Internet, proporcionada principalmente pelo uso crescente de dispositivos móveis, como tablets e smartphones”, afirma.

De acordo com o especialista, o que está acontecendo atualmente é uma mudança de paradigma que trouxe também novas exigências para os profissionais que já estão ou que ainda entrarão no mercado de trabalho. “O candidato a preencher a lacuna criada por essa nova necessidade precisará apresentar um perfil com algumas características que não eram muito exigidas anteriormente”, completa.

“É preciso estar preparado e atualizado para satisfazer o enorme apetite das empresas por resultados vindos da análise de Big Data. Esses resultados envolvem diversas questões, tais como: aumento de lucros, redução de custos e desperdícios, otimização e recomendação de aplicação de recursos e estratégias, etc”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *