Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Cibersegurança precisa ser democratizada, diz especialista 

De acordo com Rafael Sampaio, especialista do It Fórum, a ameaça cibernética já chegou a todas as camadas do mundo corporativo e, por isso, é preciso democratizar a cibersegurança. Para ele, os ataques que eram prioritariamente direcionados a grandes empresas já não escolhem mais as vítimas por sua grandiosidade. 

“Não é difícil ter notícias de um ataque cibernético que tenha feito estragos em um pequeno escritório de advocacia ao sequestrar dados, com a ameaça de manter a operação paralisada enquanto um resgate em bitcoin não fosse pago. Isso para citar apenas um dos inúmeros exemplos da capacidade que um ataque cibernético tem de se espalhar rapidamente, gerando prejuízo ao caixa, aos negócios e à reputação das organizações”, comenta. 

Isso porque, nem sempre as empresas dispõem da mesma agilidade que os cibercriminosos, que se profissionalizam mais e mais a cada dia. “Junte a isso a realidade de que, por desconhecimento ou ânsia de colocar aplicações em funcionamento, deixam em segundo plano os assuntos privacidade e proteção de dados. Nesse cenário, especialistas em proteção e atacantes vivem em uma eterna dinâmica de gato e rato. Defendo a democratização da cibersegurança. Ela precisa ser acessível a todas as organizações, principalmente considerando a chegada do 5G, que tem o potencial de nos conectar de uma maneira nunca antes vista, mas também de aumentar muito a exposição de pessoas e companhias no ambiente digital”, conclui. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *