Insira sua pesquisa e pressione ENTER

CADASTRO POSITIVO BENEFICIARÁ PEQUENOS NEGÓCIOS

O projeto do Cadastro Positivo que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 9, por 273 a 150 votos, garantirá que pequenos empresários que tenham um bom histórico de pagamentos tenham facilidades na hora de conseguir crédito. Estimativas feitas por entidades que compõe a Frente do Cadastro Positivo apontam que a médio prazo a medida deverá injetar até R$ 1,1 trilhão na economia e incluir 22 milhões de pessoas no mercado de crédito. 

Apesar do texto-base ter sido aprovado, os parlamentares ainda devem analisar os itens destacados pelos partidos que desejam modificar a proposta, mas a expectativa é que se crie uma lista pública com dados de bons pagadores. Guilherme Afif Domingos, presidente do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), explica que essa é a primeira vez que o histórico positivo do cidadão passa a ser mais relevante para a decisão de crédito. 

“Sempre tivemos uma resistência passiva do sistema bancário, por conta da arguição da inadimplência, sempre mantiveram spreads extremamente altos para jogar na média, fazendo com que o bom pagador pague uma taxa de risco pelo mau pagador”, comenta. 

A previsão é de que o Cadastro Positivo reduza a inadimplência em até 45% e que aumente o Produto Interno Bruto (PIB) em 0,54% anualmente.  

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *