Insira sua pesquisa e pressione ENTER

BRASIL TEM INCLUSÃO DIGITAL ACIMA DA MÉDIA MUNDIAL 

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo apontou que a inclusão digital no Brasil está avançando acima da média mundial. O levantamento se baseia no cruzamento de dados entre o Censo do IBGE de 2010 e os dados globais do Gallup World Poll 2011. 

O indicador resultante desse cruzamento é chamado de Índice de Telefonia, Internet e Celular (ITIC) e indica que o Brasil ocupa o 72º lugar no ranking dos 161 países com mais conexão, com 51,25% da população considerada incluída digitalmente, o que é acima da média global de 49,1%. De acordo com a pesquisa, a lista é encabeçada pela Suécia e Islândia, onde a inclusão digital é de 95,8% e 95,5%, respectivamente. 

Já entre os municípios brasileiros, São Caetano do Sul, com 82,60% e Santos, com 78,19%, são as duas cidades com o maior índice de inclusão digital. Entre as capitais, Florianópolis é que mais avança na inclusão do acesso à internet, com 77,06% da população conectada.  

A alta na inclusão digital é impulsionada pelo uso do celular, que cresceu mais de 180% na Classe E entre 2001 e 2009, sendo que se forem excluídos os dados referentes às pessoas que acessam a internet via mobile a inclusão no País cairia para 39,3%. A pesquisa foi realiza em 161 países e 5.550 municípios brasileiros, contando com a participação de pessoas que tem mais de 15 anos de idade. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *