Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Brasil precisa de parceria com a China, diz secretário

O secretário de comércio exterior do governo federal, Marcos Troyjo, afirmou que o Brasil precisa passar de ‘relação de clientela’ à parceria de fato com a China. A afirmação foi dita às vésperas da viagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao país asiático. 

“Às vezes usamos palavras que não refletem necessariamente a realidade no terreno. Às vezes usamos ‘parceria’ quando, na realidade, o que se tem é uma relação de clientela, é mais como um cliente […] Se você realmente quer passar dessa relação de clientes para algo maior, tem que haver mais sobre a mesa e acho que uma das razões pelas quais o presidente Bolsonaro está indo para a China agora é discutir essas oportunidades”, afirmou ele. 

Durante seu pronunciamento, que ocorreu nos Estados Unidos, o secretário se disse otimista quanto a relação entre Donald Trump e Jair Bolsonaro. “Os EUA estão apoiando a entrada do Brasil [na OCDE], eles formalizaram isso no nível mais alto. Nós entendemos que isso é um processo, que é a lição de casa que o Brasil precisa fazer, alguns processos que a OCDE precisa realizar”, completou. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *