Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Brasil é top 5 em exportação de 30 produtos agrícolas

O Brasil está entre os cinco maiores exportadores mundiais em valor em quase três dezenas de produtos agrícolas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), compilados pelo Instituto Millenium em parceria om a consultoria Octahedron Data eXperts (ODX). Dentre os principais produtos estão açúcar, cereais, soja, milho, oleaginosas e frutas cítricas e também pimenta, melancia, abacaxi, mamão papaia, coco, mandioca, caju, fumo, sisal e outras fibras, por exemplo.

“O objetivo do trabalho foi traçar uma radiografia do agronegócio brasileiro para entender as razões pelas quais o setor vive anos seguidos de prosperidade e tem caminhado na contramão dos demais, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia. O comércio internacional é um dos pilares importantes para sustentar o bom desempenho do setor, turbinado pela desvalorização do câmbio e preços em alta das commodities”, disse o Instituto Millenium.

Nesse cenário, a agropecuária respondeu por cerca de US$ 45 bilhões das exportações em 2020 e há vários anos tem garantido o saldo positivo da balança comercial. “Quando se avalia as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo. Já a indústria extrativa e a de transformação registraram queda de 2,7% e de 11,3%, respectivamente”, concluiu.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *