Uma pesquisa realizada pela 5G das Américas afirma que fevereiro de 2022 já existiam 14 redes 5G operacionais em sete países da América Latina, com o Brasil liderando. As redes foram implantadas em faixas de frequência licenciadas por meio de licitações recentes (Chile e Brasil entre 2020 e 2021), segundo o It Fórum, que divulgou o estudo.
“O Brasil desponta na América do Sul como aquele que possui mais redes 5G, com quatro delas e vários testes 5G. Na sequência aparecem o Chile e Peru, ambos com três redes 5G e também com testes em andamento. O estudo lembra que o desenvolvimento do 5G coexiste com o funcionamento de redes 4G e anteriores. Dessa forma, é fundamental que as administrações nacionais identifiquem faixas de frequências adequadas para o desenvolvimento dessas novas redes”, comenta o portal.
Nesse contexto, os países da América do Sul consideram o espectro das faixas de 3,5 GHz e 26 GHz como faixas de espectro para o desenvolvimento da 5G. “Fabricantes de tecnologia e operadoras de rede realizaram uma variedade de testes 5G na América do Sul para demonstrar novos casos de uso que incluem: teleducação, telemedicina, redes privadas para uso industrial, comunicações multimídia em tempo real, jogos, cidades inteligentes e realidade virtual”, conclui.
(Equipe do site)