Insira sua pesquisa e pressione ENTER

BRASIL É HOSTIL PARA EMPREENDEDOR, DIZEM ESPECIALISTAS

Especialistas afirmam que o Brasil ainda é hostil para os empreendedores, já que o tema empreendedorismo não é debatido pelo governo e nem foi pauta principal das propostas dos candidatos ao Planalto. De acordo Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae SP, e Juliano Seabra, diretor da TOTVS/Idexo e antigo diretor-geral da Endeavor, o tema deveria ser amplamente trabalhado.

Segundo eles, algumas questões burocráticas e de acesso ao crédito estão afastando o empreendedor da vontade de abrir um novo negócio no País. Mesmo assim, eles citam a persistência do pequeno empreendedor brasileiro. “Em termos de emprego e renda, quem carrega o Brasil nas costas é o pequeno”, diz Domingos.

Nesse cenário, o presidente do Sebrae Nacional informou s micro e pequenos negócios geraram mais de 11 milhões de empregos nos últimos 10 anos. “O Brasil real é composto pelo universo de microempreendedores individuais. Ainda há muitas empresas informais no Brasil. E não são elas que estão fora da lei, é a lei que não as contempla”, afirma.

De acordo com o ex-diretor-geral da Endeavor Brasil e atual diretor da Totvs/Idexo, essa pauta vai além da polarização política. “Existe uma compreensão da sociedade de que os pequenos negócios devem ser estimulados”, diz afirmando que não existe uma solução milagrosa a não ser o investimento no setor.

“Resolver a questão burocrática é como abrir o capô do carro: é preciso revisar os processos e trabalhar duro. A gente espera que eles sejam os primeiros a se lembrar como a vida do empreendedor é difícil”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *