Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Brasil carece de investimento em gestão eletrônica, diz especialista

O Brasil necessita de um maior investimento em gestão eletrônica, não só para digitalizar os processos fundamentais da máquina pública, como também diminuir a corrupção existente no País. De acordo com Jéferson de Castilhos, fundador da 1Doc, com a gestão pública transparente e acessível a todos, o índice de desvio de verba pública e outros aspectos ilegais irão diminuir consideravelmente.

“Por mais que a Lei de Acesso de Informação esteja em vigor, não sabemos em qual departamento está determinada solicitação ou por quais motivos ela está parada. Essa situação favorece a corrupção. É essencial que o poder público informatize seus processos com a gerência eletrônica de documentos. Dessa forma, toda a tramitação estará disponível no ambiente virtual, de ponta a ponta, e disponível à população e aos próprios servidores”, explica.

Dessa forma, o especialista afirma que será possível que “os órgãos de todas as esferas tenham de forma rápida e fácil o andamento de cada demanda, com registro de quem e quando a documentação foi lida, o responsável, por quanto tempo está em andamento e até mesmo os problemas resolvidos por cada profissional”.

“As demandas por desburocratização e transparência tendem a crescer ainda mais com o avanço da tecnologia. É inadmissível perceber que ainda hoje as repartições públicas evitem a adoção de recursos que aceleram seus processos e, consequentemente, seguem camuflando péssimas práticas de corrupção”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *