Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Blockchain avança no mercado empresarial

A tecnologia do blockchain, anteriormente criada para ser utilizada na fabricação e transação de criptomoedas, vem avançando de forma considerável no mercado empresarial. De acordo com Lahis Almeida, que é desenvolvedora de Internet das Coisas (IoT) na ART IT, o grande diferencial do blockchain é o registro criptografado das informações.

“Ela trabalha com impressões digitais que geram uma dinâmica de encadeamento segura e confiável, além de ser baseada em uma estrutura descentralizada e de sempre registrar quaisquer alterações que ocorram na cadeia, tornando as informações trocadas ainda mais seguras. Essas vantagens possibilitam o surgimento de aplicações blockchain que irão mudar a dinâmica do setor empresarial nos próximos anos”, comenta em um artigo publicado no portal itforum365.com.br.

Como exemplo disso, a especialista cita a possibilidade da utilização da tecnologia nos chamados “contratos inteligentes”, que são pequenos programas que “automaticamente realizam acordos entre várias partes quando determinadas condições são cumpridas”, diz. “Assim, aplicações como empréstimos e títulos de propriedade podem ser gerenciados e processados automaticamente, e dados confidenciais como registros médicos podem ser protegidos e acessados somente por certas pessoas sob condições predefinidas”, completa.

Outra aplicação bastante utilizada é o armazenamento distribuído em nuvem, onde o blockchain pode proporcionar bancos de dados confiáveis, descentralizados, criptografados e não editáveis. “A integração dessa tecnologia para computação em nuvem tornará possível que empresas mantenham vantagens competitivas, ao mesmo tempo em que protejam informações valiosas de negócios”, conclui.

(Equipe do site)

One Comment

  • Max Guimaraes disse:

    Excelente e providencial matéria!
    Há tempos venho alertando: BLOCKCHAIN é uma tecnologia da qual o GOVERNO ainda não se atentou: haverá simplificação e segurança com os CONTRATOS INTELIGENTES. É o fim da burocracia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *