Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Big data impulsiona mercado de saúde brasileiro

A tecnologia de análise de big data está impulsionando o mercado da saúde no Brasil, segundo afirmou Julio Barbour, que é especialista em Data Analytics. De acordo com ele, em um texto publicado no portal especializado itforum365.com.br, o Big Data mudará drasticamente a forma e a velocidade dos diagnósticos, a indicação de tratamentos e a criação de estratégias epidemiológicas preventivas.

“Um dos usos mais imediatos envolve principalmente as áreas operacionais da medicina, como o business intelligence do setor. Com dados operacionais de um grupo médico plenamente integrado, as aplicações de inteligência artificial podem extrair informações sobre como organizar turnos e equipes, dividindo o capital humano sem ociosidade nem deficiência, distribuição de remédios de forma otimizada e inteligente, controle de estoques e inventário planejados de acordo com modelos de previsão, integração inteligente de prontuários, laudos e exames de imagem que poupam tempo tanto do paciente quanto dos profissionais de saúde envolvidos, e mesmo a redução de custos dentro de um grupo médico com empresas de vários perfis”, comenta.

Segundo o especialista, outra aplicação de análise de Big Data que deve ter um grande impacto quando alcançar escala é a unificação de prontuários médicos. “Registros completos com dados pessoais, informações demográficas, histórico médico, alergias e resultados de exames laboratoriais compartilhados por sistemas seguros, serão uma mina de ouro para prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições clínicas”, conclui.

(Equipe do site)