Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Bernie fora! Socialista abandona campanha presidencial nos EUA

O socialista Bernie Sanders decidiu suspender sua campanha nas primárias democratas.

Assim, o provável candidato do partido para enfrentar Trump nas eleições de novembro é o ex-vice-presidente Joe Biden.

A decisão foi anunciada pela manhã por Sanders durante teleconferência com os funcionários da campanha.

À tarde, ele gravou um comunicado no qual afirma que estava abrindo mão da candidatura à Casa Branca, mas que seu nome poderia continuar sendo votado nas primárias. Isso porque, afirmou, quer garantir um número considerável de delegados que possam influenciar na plataforma do partido que será aprovada na Convenção Democrata.

Abandonar a corrida foi uma decisão “muito difícil e dolorosa”, disse ele. “Hoje eu parabenizei Joe Biden, um homem muito decente e com o qual trabalharei para levar à frente nossas ideias progressistas”.

Sanders afirmou ainda que “juntos, permanecendo unidos, vamos em frente para derrotar Donald Trump, o mais perigoso presidente da história”.

Desde que Biden venceu na Carolina do Sul no final de fevereiro, houve consolidação de eleitores moderados em torno dele, que já lidera as primárias com relativa folga.

A saída de Sanders da corrida presidencial é um duro golpe para os chamados “progressistas”, os radicais do partido Democrata, que cresceram muito a partir da eleição de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *