Insira sua pesquisa e pressione ENTER

BC agora exigirá métricas climáticas

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, acabou de anunciar que as instituições financeiras têm de divulgar informações sobre o clima como parte dos seus relatórios financeiros. Isso foi apresentado no painel “Divulgação obrigatória de risco climático do setor privado – abordagens para construir mercados de capitais resilientes ao clima”.

Essa é a 1ª fase da implementação da nova regra, que aborda apenas “aspectos qualitativos relacionados à governança, estratégia e gestão de riscos”. Na 2ª fase, o relatório terá de conter aspectos quantitativos, como métricas e metas. De acordo com o líder do BC, a divulgação dos dados é “o último passo para uma transformação desafiadora do processo interno de instituições financeiras, no que diz respeito a gerenciamento de risco”.

Segundo o presidente do BC, “para Bancos Centrais, ter uma agenda de sustentabilidade é importante porque essas questões têm potencial para afetar 2 pilares cruciais: política monetária e estabilidade financeira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *