O Banco do Brasil (BB) acabou de solicitar à Justiça o cancelamento do plano de recuperação da Odebrecht, pedindo que o conglomerado baiano a apresentar uma nova oferta aos seus credores. Nesse cenário, BB é o segundo banco estatal de peso a se opor à proposta da empresa BB é o segundo banco estatal de peso a se opor à proposta da empresa.
Outras quatro instituições financeiras também apresentaram objeções ao plano nos últimos dias perante a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. São elas os estatais Banrisul, do governo do Rio Grande do Sul, e Finep, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e os privados Santander e Votorantim.
“As previsões de pagamento são genéricas e não detalham qual será efetivamente o deságio aplicado aos créditos dos credores, prazo de início de pagamento, carência, correção monetária. Da forma como está estruturado, o credor praticamente vira sócio das empresas em recuperação judicial e passa o correr o risco do resultado futuro e incerto das companhias”, disseram os representantes do Santander.
(Equipe do site)