Insira sua pesquisa e pressione ENTER

ATAQUES DE RANSOMWARE EM ANDROIDS AUMENTARAM EM 116% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

A Avast informou que os ataques do tipo ransomware cresceram 116% em smartphones que trabalham com o sistema operacional Android no último trimestre de 2017. A desenvolvedora de softwares antivirus disse que a maioria desse tipo de invasão ainda acontece nos computadores Windows, mas o aumento mais significativo foi notado em dispositivos móveis. 

O  ransomware é um vírus do tipo malware que bloqueia o acesso  ao dispositivo obrigando o usuário a pagar um resgate para poder usar seu smartphone, esse resgate é exigido quase sempre em criptomoedas. O malware pode funcionar de duas foras diferentes, bloqueado arquivos específicos do celular ou travando completamente todo o aparelho, assim o proprietário não consegue nem desativar a tela de bloqueio. 

Os hackers utilizam técnicas de phishing para instalar o vírus no smartphone enviando emails  ou  links em aplicativos de mensagens que redirecionam o navegador para sites falsos. Outra forma do malware ser instalado no aparelho ocorre quando o ransomware vem disfarçado de aplicativo, assim que o download é feito o sistema bloqueia os arquivos na hora. 

É recomendável ficar atento também a qualquer solicitação falsa para atualizações de software ou adicionar plugins, elas podem ser iscas para a instalação do ransomware. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *