Insira sua pesquisa e pressione ENTER

As travas que podem impedir a inovação

O especialista Marcelo Nicolau, que é sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder, escreveu um texto no portal especializado Whow!, listando as principais travas que podem impedir o impulso da inovação. A principal delas é a falta de tempo e de recursos para inovação.

“Principalmente em períodos difíceis, como no pós-pandemia, as empresas tendem a direcionar praticamente todo o seu foco aos seus produtos ou serviços existentes. O pensamento fixo em vender no presente acaba direcionando o uso dos recursos à tarefa de fazer o que sempre foi feito”, diz.

A falta de habilidades específicas para inovar também pode ser um problema. “Inovar não se restringe ao ato de ter criatividade ou ao surgimento de grandes ideias. Por não terem adquirido outras competências para implementar inovações, muitas organizações se veem sem saber por onde começar, ficando indecisas quanto a que tipo de caminho seguir ou que tipo de ferramenta buscar”, completa.

Por fim, é preciso saber lidar com o intangível. “Sobre inovação, é comum dizer que as empresas entram num túnel e não sabem onde vão parar. Não é raro acontecer de uma ideia inicial ser modificada diversas vezes. O processo de inovação não é um caminho linear para o sucesso. Lidar com o intangível, portanto, é uma competência nova que deve ser desenvolvida com a necessidade de inovação”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *