Insira sua pesquisa e pressione ENTER

APOSENTADORIA POR TEMPO RENDE 102% A MAIS DO QUE POR IDADE

Dados de um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicou que o aposentado por tempo de serviço está recebendo 102% a mais do que as pessoas que recebem o benefício por idade. De acordo com as informações, por ao menos 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem) recebe, em média, R$ 2.174,96.

No entanto, aquele contribuinte que se aposenta por idade, aos 60 anos (mulher) ou 65 anos (homem), tem uma renda média de R$ 1.076,42. Segundo o portal Estadão, a diferença salarial pode ser explicada pela maneira como esses dois tipos de aposentados fizeram suas contribuições previdenciárias ao longo da vida.

Nesse cenário, são considerados no cálculo apenas os 80% maiores salários recebidos desde 1994. Além disso, o profissional que se manteve empregado por cerca de três décadas teve mais chances de contribuir sobre salários mais altos.

Buscando equiparar essa diferença, a nova reforma da previdência busca estabelecer uma idade mínima para todos os trabalhadores do País conseguirem a sua aposentadoria. A justificativa apresentada por aqueles que defendem a idade mínima de aposentadoria é o aumento das despesas com aposentadorias e o risco que isso traz para a economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *