Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Análise de dados é fundamental no combate à pandemia

Em meio à explosão de desinformações, a análise de dados se torna fundamental em tempos de pandemia, segundo afirmou Fábio Meneghim, gerente de vendas da Hitachi Vantara. De acordo come ele, os dados devem ser a base de qualquer tomada de decisão.

“A análise de dados ensina, em primeiro lugar, a importância da transparência. Por exemplo, para um país chegar a números sólidos sobre a COVID-19 no seu território, é preciso contar com a cooperação de todos os órgãos de saúde, tanto públicos quanto privados”, escreveu ele em um texto publicado no portal especializado itforum365.com.br.

Além disso, dados incompletos podem prejudicar ações de saúde, além de mexer negativamente com o clima da sociedade. “A desinformação causada por dados mal colocados ou mal apurados pode ter graves consequências”, completa.

“No caso do novo coronavírus, um exemplo claro disso é o mistério em torno dos efeitos da cloroquina no tratamento dos doentes. Um estudo promovido por um médico francês afirma que o remédio tem eficácia no combate à COVID-19. Outros cientistas ressaltam os efeitos colaterais do medicamento e contestam as pesquisas a favor do seu uso. No fim das contas, em meio a essa falha na apresentação de dados sólidos, muitos brasileiros foram às farmácias em busca da cloroquina e acabaram com os estoques do medicamento, prejudicando quem faz o seu uso regular, como pacientes que sofrem de lúpus”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *