Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Acordo do Mercosul com UE deve ser fechado em 2 anos

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que o acordo do Mercado Comum do Sul (Mercosul) com a União Europeia (UE) deve ser fechado em dois anos. De acordo com ela, em entrevista à Rádio CBN, existem alguns ajustes importantes que precisam ser feitos.

“Ainda há ajustes a serem feitos, mas já caminhamos muito. Agora, o acordo precisa ser aprovado pelos quatro países do Mercosul e pelos parlamentos de 27 países da UE. A aprovação é mais complicada para a UE, que precisa de consenso entre os 27 países do bloco”, comenta.

Tereza Cristina defendeu informações unificadas sobre as questões ambientais e afirmou que o Brasil já enfrenta pressão de ambientalistas da UE. “Quando temos dados divergentes sobre meio ambiente, acabamos favorecendo concorrentes. O Brasil enfrenta ataques porque é mais vulnerável que os EUA, que têm economia mais forte”, completa.

Além disso, ela garantiu também que essa não é a única medida que o governo está tomando para facilitar o comércio exterior. “Temos quatro acordos em vista, que podem ser fechados nos próximos anos: acordo com Efta (Associação Europeia de Livre Comércio), Canadá, Coreia do Sul e Cingapura”, indica.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *