Insira sua pesquisa e pressione ENTER

5 tecnologias de Big Data que devem ser observadas

A tecnologia de Big Data vem crescendo ao ponto em que os dados podem oferecer informações e insights valiosos para as empresas aumentarem seus negócios e atrair clientes. De acordo com a IDC, a receita mundial do Big Data deve chegar a US$ 203 bilhões até 2020 e, até 2022, esse número está previsto para um aumento de US$ 274,3 bilhões.

Nesse cenário, o portal intelligenthq.com listou as cinco principais tecnologias de Big Data que devem ser observados neste ano que está se iniciando. A primeira delas é o Apache Hadoop, que é um software de código aberto baseado em Java, capaz de armazenar e analisar grandes volumes de dados, ele funciona dividindo um arquivo em vários blocos e armazena os dados em vários nós e pode oferecer alta disponibilidade os replicando.

Na mesma linha está o Apache Sqoop, ele é capaz de lidar com grandes quantidades de dados e pode ser usado para transferir esses dados para o Hive ou o Hadoop. Com o Presto, o profissional poderá contar com um menor tempo de resposta, já que ele pode estar pronto para uso em alguns minutos.

Já citado, o Hive é uma ferramenta de gerenciamento de dados distribuídos que facilita operações como encapsulamento de dados, análise de conjuntos de dados e consultas ad hoc. Como a programação do Hadoop lida com arquivos simples, o Hive melhora o desempenho das consultas usando a estrutura de diretórios para particionar dados.

Para finalizar, o site cita o Apache Spark, que é um mecanismo de computação que processa e analisa dados de todos os tamanhos. O Spark usa um coordenador central, chamado driver, e muitos trabalhadores distribuídos, chamados executores. Diferentemente do processamento em lote, ele pode analisar dados ativos e históricos para ajudar a tomar decisões rápidas e em tempo real.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *