Insira sua pesquisa e pressione ENTER

15 DOS 20 CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA RESPONDEM A PROCESSOS NA JUSTIÇA

Um levantamento divulgado pela Folha de São Paulo no domingo (22.04) indica que 15 dos 20 que pretendem se candidatar à presidência da República respondem por processos na Justiça. As acusações vão desde  crimes relacionados a operação Lava Jato até processos por má conduta no trânsito. 

A Folha de São Paulo afirma que se todos os processos que os presidenciáveis respondem fossem somados, esse resultado corresponderia a mais de 160 casos em andamento. Políticos como Lula (PT), Michel Temer (MDB) e Rodrigo Maia (DEM) respondem por crimes relacionados à corrupção, já outros como Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), que costumam dar declarações mais agressivas, respondem por processos relacionados a danos morais. 

Mesmo com as inúmeras prisões, acusações e delações premiadas que aconteceram nos últimos anos e conturbaram a política brasileira, o levantamento mostra que pelo menos 87% dos atuais 513 parlamentares vão tentar se reeleger para um segundo mandato. De acordo com o jornal, esse número pode chegar aos 90% se forem considerados os políticos que ainda estão em dúvida se se candidatam esse ano. 

Apesar da possibilidade de muitos candidatos investigados se candidatarem em outubro, o Globo apontou uma melhora dos trabalhos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o que aconteceu, segundo o jornal, após a prisão de cinco dos sete conselheiros do órgão. A pesquisa indica que em 2017 foram cancelados 66 editais de licitação suspeitos, o que significou uma economia R$ 4 bilhões pelos cofres públicos, 125% a mais do que no ano anterior.  

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *