Insira sua pesquisa e pressione ENTER

1/3 dos municípios não sustenta prefeitura e câmara

Um em cada três municípios brasileiros não gera receita suficiente para sustentar a prefeitura e a câmara dos vereadores, segundo dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Sendo assim, a atividade econômica de 1.856 cidades brasileiras não é suficiente para bancar essas despesas.

“Temos hoje uma baixa capacidade de geração de receitas para o financiamento da estrutura administrativa, além de alta rigidez do orçamento por conta dos gastos com pessoal. Com isso, há dificuldade para um planejamento eficiente, e os investimentos são penalizados”, afirmou Jonathan Goulart, gerente de estudos econômicos da Firjan.

Para Vilma Pinto, pesquisadora do Ibre/FGV e especialista em finanças públicas, as regiões mais críticas são aquelas sem dinamismo dos serviços ou que possuem um pequeno valor de receitas oriundo do turismo. “Isso gera uma perda de autonomia, uma vez que dependem de recursos transferidos de estados e União. Se precisar de um recurso adicional, não tem como ampliar. Não ter autonomia na gestão de receitas é ruim”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *